sexta-feira, fevereiro 13, 2015

3 séries para maratonar no Carnaval



13|02|15 · Nada melhor que aproveitar os dias livres para assistir séries curtas e bem produzidas, como Fargo, Olive Kitteridge e The Knick. Com propostas bastante distintas, elas reúnem o elogio pela crítica, a aclamação dos prêmios e o apreço da audiência.

Fargo



Em janeiro de 2006, Lorne Malvo (Billy Bob Thornton) chega à pequena Bemidji, uma cidade do estado do Minnesota e, com sua malícia e violência, começa a influenciar a população, inclusive o vendedor Lester Nygaard (Martin Freeman). Enquanto isso, os policiais Molly e Gus se unem para solucionar uma série de crimes que acreditam estarem ligados a Malvo e Nygaard. Com uma trama instigante e um desenvolvimento exótico, Fargo vicia já no piloto. O equilíbrio entre as ações suspeitas de Lorne, a investigação e o reflexo de tudo na cidadezinha interiorana é genial e delicioso de ver.

A fotografia asséptica da tundra ártica faz frente às tramas engalfinhadas e personagens complexos, pelos quais nos conectamos em um véu de formas. É um roteiro denso que, contra à maré, luta sem glamour, apostando no terror silencioso que um psicopata influi em uma população cheia de vazios. A produção do FX é baseada em um filme homônimo de 96 e angariou o Emmy e o Globo de Ouro como Melhor Minissérie



Episódios — 10
Duração — 60min
2ª temporada — final de 2015
Gêneros — humor negro, suspense, neo-noir, drama criminal, gótico sulista

Olive Kitteridge


Baseada no romance homônimo vencedor do Pulitzer, a minissérie se passa ao longo de 25 anos na vida da professora de matemática Olive (Frances McDormand) e suas relações com o marido Henry, um bondoso farmacêutico; o filho Christopher, que não aprova suas atitudes como mãe e outros integrantes da comunidade. Apesar dos problemas labirínticos de sua vida simplória, Olive segue com sua frieza e severidade intactas, escondendo, no fundo, um perturbado coração. O quarteto de capítulos envolve rapidamente por sua incursão melancólica e seu denso clima dramático.

O trabalho da HBO nada deixa a desejar, desde o elenco exemplarmente selecionado até os detalhes de locação e trilha sonora que se encaixam como luvas na mão do enredo. Frances incorpora com maestria sem igual a figura amargamente cômica de Kitteridge, atuando com os olhares e fazendo o papel de sua carreira. A trama despretensiosa reforça que nossos cotidianos não possuem grandes reviravoltas, plots ou clímax, mas que, ainda assim, são mais entranhados e observáveis que quaisquer tipos de ficção. Uma história sobre família, casamento, tempo, depressão, vida e, principalmente, nós mesmos.



Episódios — 4
Duração — 60min
Gênero — drama

▐ The Knick


O seriado do Cinemax acompanha a vida dos funcionários do Hospital Knickerbocker na década de 1900 em Nova Iorque. Enfrentando as barreiras morais do momento, a equipe médica liderada pelo Dr. John W. Thackery (Clive Owen) explora novas técnicas com o objetivo de ampliar os horizontes da medicina. A direção dos episódios explicita sua qualidade cinematográfica, instigando o espectador a construir a visão histórica, social e questionadora da época. Apesar de investir nos relacionamentos internos como outros programas hospitalares da TV, eles se sobressaem ao retratarem a realidade crua e politicamente incorreta daquele período essencial da saúde.

Os planos fechados, de iluminação precária, reforçam a falta de recursos de que padeciam, dando maior credibilidade ao contexto. Com temáticas ainda contemporâneas, do racismo, patriarcado às drogas medicinais e o pouco caso com o bem-estar das classes menos favorecidas, a série sequencia comparações pertinentes entre o ontem e o hoje. Não há como negar que, além do embasamento fatídico, o choque com determinados procedimentos também faça parte do seu charme. 



Episódios – 10
Duração – 60min
2ª temporada – 2º semestre de 2015
Gêneros – drama médico, histórico

2 comentários:

  1. Oi!!!
    Amei as sugestões, sou louca por séries e não conhecias estas.
    Vou dar uma chance a todas, mas a que mais me interessou foi The Knick.
    Bom carnaval, recheado de séries e ótimas leituras!
    Beijos,
    Anna - http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Anna!
      Depois me conta o que achou de cada uma, são menos badaladas, mas a qualidade é de outro patamar mesmo. The Knick, então, é um trabalho muito bonito de produção para quem gosta do ramo.
      Um beijo e bom carnaval procê também :)

      Excluir